José Saramago (Azinhaga, Golegã, 1922) - Foi serralheiro mecânico e, mais tarde, director do Diário de Notícias, antes de se dedicar exclusivamente à escrita. Autor Português de reconhecido mérito, ganhou, em 1996, o Prémio de Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Ganhou o Nobel da Literatura em 1998.
De entre as suas obras destacam-se, em géneros diferentes, os Poemas Possíveis (poesia, 1966), Os Apontamentos (crónicas, 1976), Don Giovanni ou O Dissoluto Absolvido (teatro, 2005), Poética dos cinco sentidos - O ouvido (contos, 1979), Memorial do Convento (romance, 1982), Ensaio sobre a cegueira (romance, 1995), A viagem do Elefante (Romance, 2008), Caim (romance, 2009). Vive desde 1993 em Lanzarote, ilha do arquipélago espanhol das Canárias.
Por baixo da capa, um imenso mar se alarga, fluindo em cada folha solta, por novos mundos, em contínua criação,Por baixo da capa, nada escapa, à universal lei da atracção, que prende a vida aos sonhos, o poema aos versos, a obra ao criador,Por baixo da capa, há sempre um postigo, pronto a desvendar, mistérios incontáveis, e trilhos insondáveis, de novas descobertas, Por baixo da capa, há sempre algo novo, mapa do tesouro, à espera de alguém, disposto a sonhar. Hélder Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário